Simuladores



MANUAL PARA REVISÃO DE APOSENTADORIA COM RETROAÇÃO DA DIB (DATA DE INÍCIO DO BENEFÍCIO)

Manual para revisão de aposentadoria com retroação da DIB (data de Início do Benefício)

 

Utilizando-se o link de “Cálculo de Regime Geral da Previdência Social” faz-se a digitação dos dados do cálculo em que o segurado já havia atingido o direito a requerer o benefício e não fez este procedimento administrativamente.

 

Exemplo o segurada já tinha direito em 05/02/2001 esta data teve ser digitada em “Data do Inicio do Beneficio” DIB. (Ver manual de regime geral)

Desta forma, o sistema calculará a nova RMI (Renda Mensal Inicial) na data desejada anterior de acordo com a análise do direito e com base na digitação dos valores e parâmetros respectivos.

 

O sistema adotará a forma de cálculo programada de acordo com a legislação da época da DIB digitada conforme os procedimentos elencados nos manuais e videoaulas disponibilizados no link de “Cálculo de Regime Geral da Previdência Social”.

A partir da Renda Mensal Inicial recalculada o cliente usuário fará a exportação dos valores calculados através das Opções do Cálculo. “Exportar para o cálculo de Benefícios Atrasados“.

O sistema transmitirá os dados digitados de acordo com a nova DIB e RMI para o link de “Cálculo de Benefícios atrasados” preenchendo automaticamente em Valores Devidos os campos “(*) Data inicial do benefício DIB de valores devidos”, “Espécie valores devidos:”, “(*) Nova RMI de valores devidos”: e ”índice de reajuste no teto da Nova RMI de valores devidos” (se for o caso conforme a legislação). (Ver manual e videoaula de “beneficio atrasados”)

 

Exemplo: “Nova Renda Mensal Inicial Devida:  R$ 1.257,69”

 

O cliente usuário deverá digitar os Valores Recebidos de acordo com a “(*) Data inicial do benefício DIB de valores recebidos”, “Espécie valores recebidos:” e “(*) RMI de valores recebidos” do benefício concedido administrativamente pelo INSS.

A partir da confirmação dos dados digitados pelo clique em “Calcular atrasados” e conforme já conhecido através dos manuais de “Cálculo de Regime Geral da Previdência Social” citados anteriormente, o simulador fará o calculo das diferenças devidas a serem pagas em juízo. Destaque-se que o simulador fará o cálculo do valor cheio entre as datas iniciais dos benefícios e das diferenças a partir da data de início do benefício mais recente.

 

Dúvidas quanto aos procedimentos nas digitações devem ser sanadas através dos manuais e videoaulas disponibilizados.